6 maneiras de usar o WhatsApp para aprender inglês

6 maneiras de usar o WhatsApp para aprender inglês

O momento atual da economia exige que cuidemos, mais do que nunca, da nossa empregabilidade. Por isso, todas as ideias para acelerarmos o aprendizado do inglês são bem-vindas.

Mesmo que você não esteja fazendo um curso, é possível dominar um pouco mais o idioma todos os dias. Basta ter dedicação e criatividade.

Até mesmo o WhatsApp, ou qualquer outro aplicativo de mensagens, pode virar um instrumento de aprendizado. O importante é usá-lo para esse objetivo com regularidade, ou seja, você não pode falhar nenhum dia.

Listamos aqui 6 ideias do professor Philip Haines, consultor da Oxford University Press, para você criar uma agenda de estudos com um amigo, fazendo uma atividade rápida por dia no aplicativo, de segunda a domingo. Outra possibilidade é repetir a mesma tarefa durante uma semana inteira, mudando a atividade na semana seguinte.

Estas são ideias para estudantes de nível pré-intermediário, intermediário e avançado, mas podem ser adaptadas a estudantes de nível básico, desde que não iniciantes. É importante ajustar as atividades ao nível da dupla, para não ficar muito fácil, nem muito difícil.

Vamos começar? Você só precisará de um celular com acesso à internet e de um amigo que esteja na mesma situação que você: precisando dominar esta língua com urgência. Confira 6 atividades que vocês podem fazer pelo aplicativo:

1. Faça uma entrevista por áudio
Seu amigo deve gravar qualquer pergunta para você, em inglês, e mandar pelo aplicativo. Combinem antes o nível linguístico das perguntas (básicas, do tipo: what color is your car? / intermediárias: how long have you been married? / avançadas: tell me about the impact of the Brazilian crisis on your segment) .

Você precisará: a) ouvir e tentar entender a pergunta dele b) tentar corrigir a pergunta e mandar a forma correta, caso perceba algum erro c) responder a pergunta. Ele vai: a) ouvir e tentar entender a sua resposta b) corrigir a resposta e mandar a forma correta, caso perceba algum erro. Depois, é você quem vai gravar e enviar a pergunta para ele, repetindo o ciclo. Você pode corrigir vocabulário, estrutura ou pronúncia. Se tiverem dúvidas, ambos podem pesquisar.

2. Compartilhe seu diário
Que tal compartilhar um pouco do seu dia com o seu companheiro de estudos? Você pode combinar de enviar um áudio pela manhã, contando quatro coisas que fará no dia; ou à noite, contando quatro coisas que fez. Pode tirar algumas fotos durante o dia e enviar seu foto/diário à noite, contando o que fez. E ele faz o mesmo.

Procurem não repetir os mesmos verbos, e lembrem-se de falar sobre ações corriqueiras como “to have my hair cut”; tarefas do trabalho, como “to assess the report”; ou mais pessoais, como “to talk to my son about his attitude”. Pratique falar de ações futuras e passadas, e você verá que muitas dúvidas surgirão, especialmente com relação a vocabulário e aos verbos irregulares. Transforme essas dúvidas em aprendizado.

3. Faça ditados
Veja em algum livro de inglês uma frase que tenha uma estrutura ou palavra incomum. Se você e sua dupla tiverem nível avançado, pode ser uma frase extraída de uma palestra do Ted, por exemplo. Grave a frase para seu amigo.

Ele ouvirá, escreverá o que entendeu e enviará a você por mensagem de texto. Você confere com o texto original e corrige. Se houver dúvidas de pronúncia, consultem um bom dicionário online.

4. Grave pequenas apresentações
Pense em um assunto de seu interesse. Se seu nível de conhecimento for básico, você pode narrar o que faz todo dia, descrever sua família, falar sobre o que gosta e não gosta etc. Aos poucos, pesquise e comece a falar sobre suas opiniões, seus desafios na empresa onde trabalha. Se for muito difícil no começo, escreva primeiro. Depois, é só gravar um vídeo.

Você pode ler o seu roteiro nas primeiras vezes, mas procure abandonar o apoio aos poucos. Sempre pesquise antes as palavras novas, tempos verbais e estruturas. Envie o vídeo para seu amigo. Ele vai tentar entender, corrigir o que encontrar de erros e enviar por texto para você a contribuição dele. Se quiser, você pode gravar de novo. E seu amigo pode fazer o mesmo.

5. Descreva um processo ou um sentimento
Quando um estudante tenta descrever um processo em inglês, geralmente encontra dificuldades com verbos e substantivos. Imagine quantos processos realizamos no dia: fazer café, dirigir, ligar o computador e ler emails, etc. Coisas simples mas que, na hora de descrever o passo a passo em inglês, causam confusão. Ao praticar, você aprenderá muito vocabulário e estruturas.

Analogamente, ao contar em inglês como se sente (alegre, triste, cansado, irritado etc) e explicar o porquê, você vai descobrir muitas palavras desconhecidas. Se enviar uma mensagem por texto ou áudio com esse tema, pesquisando antes o que não sabe, aprenderá muito vocabulário importante para conversas pessoais.

6. Conte o que acontece numa obra de ficção
Comece com “o filme (ou a série) é sobre…” Mas não vale contar todo o enredo. Se você gosta de filmes e séries, terá sempre um para descrever ao seu amigo. Como os temas são inúmeros, você sempre terá de pesquisar palavras novas para fazer a descrição.

  • Escrito por Rosangela Souza para a Revista Exame.